SEMPRE AUDIT READY!
- Sofia Santiago
- há 5 dias
- 2 min de leitura
Quem não se esforçou já desmesuradamente antes de uma auditoria anunciada? Muito provavelmente ninguém! Uma Organização em que isso aconteça frequentemente, ou pelo menos, todos os anos, não tem a Cultura da Qualidade pretendida. Ainda! Mas pode lá chegar. Esse é o caminho para a Excelência.
Estar audit ready significa estar sempre preparado para evidenciar a conformidade com requisitos legais, normas de certificação e requisitos do Cliente. Significa não fazer o tal esforço desmedido antes de uma auditoria ou inspeção, porque as atividades do dia-a-dia decorrem de forma sistematizada, fazendo bem à primeira, mesmo quando ninguém está a ver. E TODOS são responsáveis pela Qualidade. Isso não significa que não haja falhas, mas estas não são regulares e quando ocorrem os Colaboradores sabem de imediato como atuar e como escalar os problemas, evitando que se transformem em grandes crises, com os devidos custos da Não Qualidade associados.
Qualidade é um mindset! Se esse mindset pairar sobre cada colaborador, não ficarão tarefas por fazer para o turno seguinte. Cada turno estará audit ready, preparado para receber qualquer visita: Clientes, Auditores, Entidades Oficiais. Com confiança! Porque todos acreditam na Missão da sua Organização e sentem que dela fazem parte. Conhecem o seu papel, o produto que produzem e o Cliente que o vai receber. Provavelmente também eles serão consumidores, orgulhosos do que produziram, confiantes na Qualidade do Produto e daquela Marca.
Esta é a mentalidade que tem de existir todos os dias para se evitar colaboradores desmotivados, frustrados, com potencial para cometer erros, deixar tarefas por fazer, não conseguir transmitir confiança perante visitas inesperadas. Esta é a mentalidade oposta à Cultura da Culpa que ainda persiste em tantas Organizações. Erros que saem muito caros.
Estar sempre audit ready significa ter a Cultura da Qualidade adequada, sólida, preventiva e humanizada, implementada com eficácia. Ter a informação suficiente para atuar em qualquer circunstância e não ter medo de questionar se não a tiver. Significa ser responsável pelas situações que deteta e ajudar a resolvê-las, direta ou indiretamente, porque se preocupa.
É bom que todas as Organizações acreditem que isto é possível e traz resultados. Estar audit ready tem de ser a mentalidade desejada pela Gestão de Topo de uma Organização, pois significa que a Cultura da Qualidade existe, previne os custos da Não Qualidade, cria bom ambiente de trabalho entre todos os Colaboradores e isso aumenta a produtividade de todos, gerando resultados reais.
Estar sempre audit ready é possível e desejável.



