OS 7 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE …
- sofiasantiago8
- 21 de set.
- 2 min de leitura
Um Princípio de Gestão da Qualidade é uma crença fundamental para liderar e operar uma Organização, ao orientar os comportamentos e as decisões das pessoas que dela fazem parte.
Principalmente nos momentos mais desafiantes da gestão de uma Organização, seja ela grande ou pequena, fabricante de produtos ou prestadora de serviços, que opere presencial ou remotamente, cada Princípio da Qualidade deve ser entendido como uma espécie de estrela que ilumina o caminho e ajuda o manter o foco no que é mais importante, no âmbito da estratégia praticada no momento.
Nos anos 90 foram identificados oito Princípios de Gestão da Qualidade e durante a revisão da versão da Norma ISO 9001 publicada em 2015 foram feitos pequenos ajustes e combinados 2 desses princípios. Sem uma importância maior ou menor, atualmente, estes são os sete Princípios de Gestão da Qualidade e a minha interpretação de cada um deles:
Foco no Cliente
Uma Organização não existe sem os seus Clientes. Entender quais as suas necessidades correntes e futuras, ir ao encontro dos seus requisitos e procurar constantemente superar as suas expectativas tem que, obrigatoriamente, estar na base de todas as decisões. Considerar primariamente os Clientes internos da Organização é fulcral!
Liderança
Uma Liderança clara, transparente e que transmite unidade no propósito da Organização, criando as condições internas para que todos se envolvam na concretização da Missão e Visão definidas é a inspiração necessária para cumprir objetivos e construir a Cultura da Qualidade pretendida.
Comprometimento das Pessoas
As pessoas, todas elas, são a essência de qualquer Organização. Pessoas competentes e felizes colocam todas as suas capacidades ao serviço da Organização. Criar um ambiente de trabalho que valoriza e reconhece as Pessoas, promove o seu completo envolvimento na criação de valor de uma marca.
Abordagem por Processos
Resultados consistentes e alinhados com os objetivos da Organização são atingidos de forma eficaz e eficiente se os recursos e as atividades forem entendidos e geridos como processos inter-relacionados que funcionam de forma sistemática…num Sistema de Gestão.
Melhoria
A Melhoria Contínua deverá ser um objetivo permanente da Organização. Quaisquer eventos inesperados devem ser encarados como oportunidade de melhoria e todos os colaboradores da Organização têm de estar com ela comprometidos.
Tomada de Decisões baseada em Evidências
Quaisquer decisões devem ser tomadas com base em factos. A análise dos dados e informações disponíveis orientam a obtenção dos resultados desejados, sem ilações.
Gestão de Relacionamentos
As relações de benefício mútuo com todas as partes interessadas aumentam a capacidade de todas as partes criarem valor. Isto aplica-se a fornecedores, parceiros, entidades oficiais, sociedade em geral.
Os Sistemas de Gestão da Qualidade devem basear-se nestes 7 princípios. Mesmo nas Organizações sem Sistema de Gestão certificado, os Princípios da Qualidade devem ser promovidos. Eles descrevem a forma como trabalhamos e estão presentes em tudo o que fazemos. Simples e eficazes, quando utilizados diariamente pelas pessoas, orientando os seus comportamentos e decisões, proporcionam um valor extraordinário às Organizações, contribuindo para a melhoria da gestão, redução de custos e riscos e garantindo a satisfação dos Clientes, internos e externos, e de todas as Partes Interessadas. Sucesso garantido!



