top of page
Buscar

A TUA QUALIDADE!

  • sofiasantiago8
  • 21 de set.
  • 2 min de leitura

É claro que existe uma definição oficial para o termo Qualidade. É dada pela Norma ISO 9000. E facilmente se percebe o conceito pesquisando em motores de busca ou até pedindo ajuda nas aplicações de Inteligência Artificial. Mas não é por aí que inicio as minhas formações de indução a novos colaboradores, pois para mim a verdadeira definição é aquela que cada um concebe de raiz quando é induzido a refletir sobre o seu papel na Organização.


Após um dia de trabalho, o que o leva a suspirar de alívio e a sentir que cumpriu os seus objetivos? Quem são os seus Clientes, aqueles a quem entrega o resultado do seu lavor? Internos e Externos. De que modo pode superar as expectativas dos Clientes?


O conceito da Qualidade não pode ser dissociado daquilo que são as necessidades dos nossos Clientes. E os nossos Clientes começam por ser os internos, os colegas de outros Departamentos ou Secções que vão usar o que lhes entrego para cumprir também os seus objetivos. Porque estão todos alinhados com a mesma Missão dentro da Organização. E os objetivos, se bem definidos, foram desdobrados a partir de uma estratégia que é de todos.


É por isso que não faz sentido excluir os colaboradores de serviços de suporte ou administrativos das visitas guiadas à fábrica que acabam de integrar. É imperativo que as Pessoas de qualquer função, administrativa ou operacional, conheçam caras e como todos estão organizados, seja numa fábrica, numa cadeia de supermercados ou restaurantes ou num armazém de distribuição. É essencial conhecer a matéria-prima e o produto final. E também o que se passa lá pelo meio!


Como pode um Técnico de IT reconhecer a urgência de alguns pedidos se não perceber o impacto que pode ter a falha de comunicação nas operações da Organização? Como pode um Vendedor aumentar as suas vendas se não conhecer como é produzido aquilo que vende? Só conhecendo a fundo o produto poderá oferecer ao Cliente a melhor especificação para as suas necessidades. Como pode o Armazém de Produto Acabado expedir produto para os Clientes Externos, se o seu fornecedor, a secção de Embalagem, não lhe entregar produto? Como pode qualquer colaborador, seja qual for a sua função na Organização, entregar Qualidade se não entender desde logo o conceito associado ao produto ou serviço que realiza no dia-a-dia e quais as expectativas dos Clientes que o recebem?


Acima de tudo importa que todos percebam que Qualidade não é um Departamento ou um grupo de pessoas chatas que não deixa as coisas seguirem em frente quando há uma falha. Qualidade somos TODOS dentro de uma Organização. Qualidade é o conjunto de rodas dentadas interligadas entre si que fazem um motor funcionar. Se uma delas tiver falta de lubrificante e não cumprir a Missão, todo o motor fica limitado! Até pode funcionar, mas não com a eficiência desejada!


Qualidade é um mindset!

 
 
bottom of page